Saiba como a água, a gravidade e as emoções interferem na nossa integração estrutural.

Endereço (Curitiba)

R. Padre Anchieta, 2050 – Sala 1602

TELEFONE

41 3234.1616

E-MAIL

analumottafisio@gmail.com

WHATSAPP

41 99897.8018

A busca por uma melhor qualidade de vida requer educar o corpo e os sentidos. A integração estrutural de nosso corpo envolve elementos como a água, a gravidade e nossas emoções. 

Nosso corpo é nosso bem mais precioso e para estarmos em harmonia é preciso levar em consideração esses três elementos, a água, a gravidade e as emoções. Venha conosco e descubra porque?

Nosso corpo e a água

Primeiramente, você sabia que aproximadamente 70% do nosso corpo é composto por água? Possivelmente sim, mas você já parou para pensar que nosso corpo é predominantemente líquido? Sendo assim, somos mutáveis, ou seja, podemos mudar nossa forma constantemente e dependemos da água para sobreviver.

Assim a água é vital para a manutenção do corpo humano assim como na natureza. A sua participação biológica está: 

  • Na regulação da temperatura corporal;
  • Reações de hidrólise;
  • Na eliminação de toxinas,
  • No transporte de oxigênio;
  • Lubrificação das articulações
  • Manutenção da homeostasia corporal
  • Aumenta a saciedade, reduzindo o apetite;

 Além disso, o equilíbrio hídrico do nosso corpo é a força principal que afeta a nossa forma e os nossos padrões diários. O modo como nos movimentamos, andamos, sentamos ou mesmo dormimos. Assim como, ações que fogem ao nosso controle como: acidentes, doenças e traumas físicos e/ou psicológicos também afetam nosso equilíbrio.

 O nosso corpo e a gravidade

Nós convivemos o tempo todo com a gravidade. Ela faz parte de nossas vidas desde sempre, por isso às vezes nem lembramos que ela está presente. Assim, somos em geral inconscientes deste campo que nos sustenta. Contudo ela, assim como a água, como já vimos é vital para nossa sobrevivência.

Recentemente, uma pesquisa do European Low Gravity Research Association, verificou que a gravidade influencia em como tomamos decisões em nossa vida. Assim a ausência dela como no caso dos astronautas tem um impacto significativo na psique dos indivíduos.

Por isso, é muito importante desenvolvermos um relacionamento harmonioso com a força da gravidade, e esse é um dos objetivos da Integração Estrutural.

 O que é a Integração Estrutural?

A princípio precisamos lembrar que somos animais bípedes, ou seja, precisamos de um correto alinhamento vertical para utilizarmos nosso corpo adequadamente. Quando nosso corpo está em harmonia com a gravidade, nossos movimentos passam de contrações para movimentos de extensão com o espaço.

Desta forma, precisamos considerar que o corpo é plástico, ou seja, tem grande capacidade de adaptação. Sendo assim, vamos nos moldando de acordo com as circunstâncias que ocorrem em nossa vida. Contudo essas mudanças acabam nos levando a perder o equilíbrio ideal, e com o tempo deixamos de ser capazes de encontrá-lo.

Para você entender melhor é neste momento que perdemos esse equilíbrio que a gravidade deixa de nos suportar e passa nos derrubar.

Vejamos um exemplo: Imagine que você estava caminhando descalço e cortou o pé em um caco de vidro. A tendência é que você apoie o seu peso na outra perna para evitar tocar o chão com o pé machucado. Depois de alguns dias o pé se recupera e não dói mais, mas a pessoa mesmo sem mancar, demora a voltar ao equilíbrio original do seu corpo.

 Nossas emoções e o equilíbrio do corpo

Voltando ao exemplo que apresentamos anteriormente, se um pequeno corte no pé é capaz de mudar nosso equilíbrio natural, imagine o que doenças relacionadas às nossas emoções podem fazer com o nosso corpo. Assim, uma pessoa que esteja passando por um momento depressivo, por exemplo, tende a perder facilmente o seu equilíbrio, alterando por exemplo seu padrão respiratório.

 Assim, através da integração estrutural, é possível ajudar a equilibrar suas emoções e seu corpo para que sua vida fique em harmonia.

Contudo a interação estrutural é um processo de autoconhecimento e desenvolvimento, em busca de uma vida mais saudável, com mais bem estar e harmonia.

 “Integração estrutural trata a pessoa como um todo: refere-se à fascia e aos sentimentos. A sensação de mover-se da fraqueza para a força, o prazer de assenhorar-se de uma parte nova de si próprio, a reeducação imediata e simultânea da sua maneira de ser e agir e a alegria de se sentir mais forte, de acordar; isso tudo é o que se experimenta com a Integração estrutural.”  – Emmett Hutchins 

Para saber mais sobre integração estrutural ou marcar uma consulta, entre em contato conosco!

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS

Dicas, artigos e tudo para a sua saúde

Redes Sociais

Conheça mais sobre

Método Rolf

Criado pela pesquisadora norte-americana Ida Rolf, um processo de educação do nosso corpo por meio de toque na pele.

Reeducação Postural

A RPG (Reeducação Postural Global) é um método fisioterápico que consiste na reorganização dos segmentos do corpo.

Liberação Miofascial

A Liberação Miofascial (LMF) é uma das ferramentas da terapia corporal, como massagem e acupuntura, por exemplo.

Posts Relacionados

Conheça mais sobre fisioterapia