A diferença entre uma sessão de liberação miofascial e Rolf é que o Método Rolfing segue um protocolo de 10 sessões enquanto que a liberação miofascial permite atuar pontualmente em regiões fragilizadas do corpo. Ambas atuam na liberação da fáscia. Esta é a diferença entre liberação miofascial e Rolf.
A Liberação Miofascial é baseada nas propriedades da fáscia e tecido conjuntivo e visa restaurar sua elasticidade e viscosidade. Já o Método Rolf visa uma reorganização das estruturas através da manipulação dos tecidos.
Liberação Miofascial
Com a liberação miofascial, seus efeitos são instantâneos e trazem muitos benefícios. Tem um foco segmentar, é uma ferramenta terapêutica que pode ser utilizada associada ou não a outras condutas.
Auxilia na liberação das tensões acumuladas no dia-a-dia, minimizando as marcas deixadas por situações estressantes.
Consiste em reconhecer e tratar as restrições de movimento nestas superfícies “articulares” miofasciais. A liberação de tais restrições leva à melhora da mobilidade e da flexibilidade do corpo.
Método Rolf
O Método Rolf foi criado pela Dra Ida P. Rolf. É um método de manipulação do tecido conjuntivo da fáscia, para reorganização das estruturas e suas relações no corpo tanto mecanicamente, no comportamento das articulações, assim como na coordenação dos movimentos e na percepção do corpo como um todo.
E como estas estruturas se relacionam e se movimentam entre si?
Segue uma receita, um protocolo de trabalho que consiste em uma série de 10 sessões cada uma com objetivo estruturais específicos de manipulação e educação do movimento.
O ROLF busca a organização e alinhamento do corpo inteiro com a força da gravidade.
A ênfase do trabalho está na relação das partes que compõem o corpo com a terra. Seu alcance não se limita ao corpo físico, mas atinge o equilíbrio emocional e psicológico.
O Rolf pode ajudar, liberando a fáscia para que o corpo se movimente de maneira mais natural, eficiente e livre.
Rolf segue uma receita enquanto que a liberação miofascial permite atuar pontualmente em regiões fragilizadas do corpo. Ambas atuam na liberação da fáscia que muitas vezes se encontra aderida a outras estruturas.
Para saber mais sobre liberação miofascial e o Método Rolf, entre em contato conosco!